The Best of Klowner

quinta-feira, dezembro 01, 2005

O Serial Comendator


É uma notícia que acabo de receber de fonte segura e que promete chocar o país. Aliás, depois de tantas notícias más, aposto que que é desta que o país colapsa. Sim, garantidamente, esta notícia, que eu teimosamente demoro a anunciar através de uma técnica literária conhecida no meio como "encher chouriços" (termo técnico) - "sausage filling" em inglês, vai fazer como que o país desmaie, desfaleça, tenha um xelique, e de seguida desmaie outra vez.
Bem, acho que a melhor maneira de fazer isto é como se lhes fosse tirar a vocês, amigos leitores, um penso rápido. Tem de ser de rompante e à bruta. Vá preparem-se lá. Então é o seguinte:
O Presidente da República tem uma doença incurável.
É. Tinha de ser. Eu sei que é chocante e quando soube pela primeira vez, nem quis acreditar. Mas pronto, algum dia isto tinha de vir a lume.
É verdade. O nosso querido Jorge Sampaio sofre de uma patologia considerada grave, medicamente denominada "comendodependência". Há já algum tempo que começaram a surgir rumores de que o nosso Presidente da República havia contraído, ainda nos primeiros anos de mandato, o virús ECQMFC-V 2.9 (sigla para "Eu Comendo Que Me Farto, Caraças, versão 2.9", com Bluetooth e Office XP), muito frequente em Belém. É um virús que ataca a zona do cortex cerebral e que cria no paciente um desejo incontrolável de agraciar os portugueses com os mais diversos títulos, da "Ordem da Cruz de Cristo" à "Ordem de Mérito pelo Fiel Desempenho das Funções de Organização do Espaço Párqueo Automóvel" (vulgo arrumador de carros).
Segundo as más linguas, esta patologia começou a reflectir-se no comportamento do presidente quando agraciou o seu barbeiro, Sr. Carlos Pires, com a "Ordem da Liberdade dos Cabelos e Bigodes".
Estas suspeitas vieram a ser valorizadas publicamente quando os membros dos Xutos e Pontapés, banda Rock portuguesa dos anos 80, foram tornados por Jorge Sampaio, comendadores. (Imaginem o speaker de um concerto dos Xutos: "E agora, abram alas para a chegada de... Comendador Tim!") (Outro parêntisis, haverá mais algum país onde um comendador berre a plenos pulmões "Ai se ele cai, vai-se partir, meu coração, vai-se partir"?)
Mas este homem tresloucado não parou aqui. Pouco tempo depois, homenageou a Selecção de Futebol Nacional inteira. Ou seja, é isso que estão a pensar. O Rei dos Aviários, o Mr. Frango, a.k.a Chicken Little, está incluído, e provavelmente a partir dessa data teríamos a obrigação de chamar áquele jovem que podemos considerar, passo a expressão, "Guarda Redes" dos portugueses, Comendador Ricardo.
Mas a loucura, o drama, o horror, a tragédia não acaba aqui. O já conhecido como "Serial Comendator" voltou a atacar, ontem à tardinha. Vejam só este relato aterrorizado de uma testemunha ocular:

"Mário Cesariny recebe Ordem da Liberdade
'Mário Cesariny é um grande artista e um lutador pela liberdade antes e depois do 25 de Abril'. Foram estas as palavras do Presidente da República depois de, ontem, ter entregue ao poeta e pintor o Prémio Vida Literária Associação Portuguesa de Escritores e de o ter condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade."
in Jornal de Notícias


Podem pensar que este é apenas mais um. E de facto, têm toda a razão e não minha intenção contrariar-vos, por quem sois... Só que esta homenagem veio elevar a percentagem de pessoas agraciadas por Jorge Sampaio para 83% da População portuguesa. E se o amigo leitor, tal como eu, faz parte dos restantes 17%, há aqui qualquer coisa de muito grave...
Mas não se preocupem, que há-de chegar a nossa vez. Correm rumores de que, até ao fim do mandato, o nosso amigo Jorginho quer atingir a bonita marca de 95%. Mas por outro lado, já viram o perigo que isto representa? Já viram se o nosso amado Presidente decide "comendar" individualidades como José Castelo Branco, Cláudio Ramos, Nuno Gomes ou, ainda pior, Luís Filipe Vieira?! Seria a ruína, a desgraça, o fim do pouco respeito internacional que ainda nos resta.
Felizmente, Jorge Sampaio está já a receber apoio especializado numa clínica de reabilitação, que recorre à mais recente técnica médica, a "sala de agraciação", semelhante às conhecidas salas de chuto.
Mas de qualquer forma, já não vou conseguir dormir hoje à noite. Não me sinto seguro com um louco destes à solta.
Comendador Castelo Branco?
Ainda bem que vai haver eleições...
GK